PUB

PUB




Implante intravítreo para o tratamento do edema macular diabético: “Conseguimos ganhos de visão significativos”

O implante intravítreo de acetonido de fluocinolona “é uma alternativa bastante interessante para este tipo de doentes, principalmente aqueles não respondedores às terapêuticas habituais”. A Prof.ª Doutora Bernardete Pessoa, coautora deste estudo, é especialista e responsável pelo Departamento de Diabetes Ocular, no Centro Hospitalar e Universitário do Porto, e investigadora,…
+

A utilização de olhos modelo na simulação da cirurgia do glaucoma

O Dr. João Bernardes foi um dos formadores escolhidos para a Reunião Anual dos Internos de Oftalmologia (RAIO) 2022. O especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi responsável pelo Módulo B – Cirurgia de Glaucoma, onde os internos puderam interiorizar os princípios básicos desta área.
+

Abordagem formativa de diferentes técnicas em cirurgia de catarata

A Reunião Anual dos Internos de Oftalmologia (RAIO) 2022 teve como formadora a Dr.ª Diana Silveira e Silva, no Módulo A – Cirurgia de Catarata. A especialista do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca conta as principais técnicas abordadas neste momento do evento.
+

O papel do treino prático em cirurgia para a aplicação à realidade

A Dr.ª Sofia Texeira esteve presente na Reunião Anual dos Internos de Oftalmologia (RAIO) 2022. A interna do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho reforça o papel da componente prática na formação, visto que esta permite obter maior experiência em cirurgia para aplicar na vida real.
+

Modificações seguras e eficazes na cirurgia convencional do glaucoma

A Reunião Anual Internos Oftalmologia (RAIO) 2022 teve como formadora do Módulo B – Cirurgia de Glaucoma a Dr.ª Ana Sofia Lopes. A especialista do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca conta como decorreu este módulo e quais foram as pedras basilares de conhecimento do glaucoma transmitidas aos internos.
+

A importância da formação prática no retomar das reuniões presenciais

A Dr.ª Ana Rita Viana marcou presença na Reunião Anual Internos Oftalmologia (RAIO) 2022. A interna do Hospital Pedro Hispano expressa a importância da componente prática na formação de jovens médicos e da necessidade de retomar esse modelo de reunião presencial após um longo período de paragem devido ao contexto…
+

“A simulação cirúrgica é uma aposta para o futuro”

Em representação da Comissão Organizadora da Reunião Anual Internos Oftalmologia (RAIO) 2022, o Dr. Miguel Raimundo, coordenador da SPO Jovem, transmitiu quais foram os momentos-chave do evento e o balanço que faz do mesmo. Veja a entrevista.
+