Opinião
Cláudia Farinha, oftalmologista na ULS de Coimbra, enfatiza a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, pois, em Portugal, cerca de 250 mil pessoas já convivem com RD, e muitas delas apresentam perda de visão significativa. Segundo a especialista, controlar a glicemia e manter exames oftalmológicos regulares são medidas essenciais para evitar a progressão da doença e reduzir o risco de cegueira. Leia o artigo de opinião.
Os avanços tecnológicos e a grande experiência de alguns Oftalmologistas "têm vindo a ampliar as possibilidades de tratamento, oferecendo cada vez mais soluções para quase todos os tipos de problemas refrativos", afirma Manuel Monteiro Pereira, médico oftalmologista da Clínica Oftalmológica das Antas, em artigo de opinião, no qual salienta o papel da cirurgia refrativa neste contexto.
Joana Tavares Ferreira, assistente Hospitalar Graduada da ULS Santa Maria e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é a autora deste artigo de opinião que alerta para o facto da retinopatia diabética ser a complicação oftalmológica microvascular mais comum da diabetes mellitus.
Leia o artigo do Dr. Rufino Silva, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Chefe do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sobre as especificidades da retinopatia diabética.
O Dr. Rufino Silva, médico oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra partilha a sua opinião sobre o perigo do glaucoma e as diferentes opções terapêuticas disponíveis.
Os procedimentos laser têm evoluído significativamente em Oftalmologia, apresentando um impacto positivo na melhoria de visão, ou até mesmo na restituição da visão perdida. Leia o artigo de opinião do Dr. Rufino Silva, oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
O Dr. Rufino Silva comprometeu-se a realizar uma revisão sobre o diagnóstico e tratamento da catarata. Leia o artigo de opinião do oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Os sistemas de Saúde em todo o mundo debatem-se, cada vez mais, com o aumento significativo dos seus custos que, muitas vezes, não foi acompanhado com um aumento da qualidade, não obstante possuírem profissionais esforçados e muito bem treinados. A Organização Mundial de Saúde estima que 20-40% dos custos dos sistemas de saúde são desperdiçados por ineficiência.
A neuropatia ótica hereditária de Leber (NOHL) é uma doença genética neurodegenerativa que atinge os nervos óticos, provocando perda grave de visão. Esta afeta maioritariamente homens em idade jovem (entre os 15 e os 35 anos) e manifesta-se com perda profunda e rapidamente progressiva da visão central, primeiro num olho e semanas depois no outro, ou em ambos os olhos simultaneamente.