Entrevistas

“Vamos ter uma defesa intransigente do ato médico” em Oftalmologia
Prof. Doutor Rufino Silva
18 Nov. 2020

“Apoio à formação contínua e à investigação são a pedra de toque do nosso programa”, declara o Prof. Doutor Rufino Silva, candidato à presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). As eleições realizam-se no dia 12 de dezembro, mas o especialista e a sua equipa já começaram a produzir os programas para o próximo biénio, com o objetivo de tornar as crises oportunidades. Veja a entrevista.

Projeto português sobre a DMI vence EURETINA Clinical Research Award
Prof. Doutor Rufino Silva
22 Out. 2020

Portugal esteve em destaque na edição de 2020 do EURETINA, com a atribuição do Clinical Research Award ao trabalho “Metabolomics: A Tool for Investigating the Progression of Age-related Macular Degeneration”, do Prof. Doutor Rufino Silva. “É um projeto em que aparece o meu nome, mas isto é um trabalho de equipa e de várias instituições”, sublinha o investigador, numa entrevista à My Oftalmologia, em que fala sobre os próximos passos do estudo, incluindo a intenção de identificar “possíveis targets terapêuticos que possam mudar o curso do tratamento da doença”. Assista ao vídeo.

EURETINA 2020: O futuro passa pela Inteligência Artificial
Prof. Doutor José Henriques
22 Out. 2020

A edição deste ano do EURETINA contou com “um programa muito interessante abordando tópicos relevantes, quer da prática clínica, quer da perspetiva próxima futura, da presença da Inteligência Artificial nas nossas vidas, como oftalmologistas”. Quem o diz é o presidente do Grupo de Estudos de Retina (GER), Dr. José Henriques, que coloca ainda Portugal no “no clube dos melhores”, aos níveis médico e cirúrgico.

Congresso virtual EURETINA 2020 foi “uma experiência muito bem conseguida”
Dr. João Pedro Marques
22 Out. 2020

O oftalmologista Dr. João Pedro Marques faz um balanço positivo da edição virtual do EURETINA 2020, sublinhando os três temas que tiveram maior cobertura, no congresso, nomeadamente, a degenerescência macular da idade (DMI), o edema macular diabético (EMD) e o as distrofias hereditárias da retina. Conheça a sua visão, em vídeo.

EURETINA 2020: Novas terapêuticas e resultados de novos estudos em destaque do congresso
Dr.ª Bernardete Pessoa
22 Out. 2020

Em entrevista à My Oftlamologia, a Dr.ª Bernardete Pessoa passou em revista alguns dos temas fortes do EURETINA virtual 2020, nomeadamente estudos de  fármacos em desenvolvimento, que podem ser considerados “promissores para o futuro”. Assim como, as comunicações com enfoque nas doenças retinianas hereditárias, a degenerescência macular da idade (DMI) e o edema macular diabético (EMD). Assista, aqui, às novidades científicas destacadas.

EURETINA 2020: “O aparecimento dos antiangiogénicos deu outra dimensão à nossa área”, afirma Dr. Nuno Gomes
Dr. Nuno Gomes
05 Out. 2020

“O programa deste EURETINA reflete aquilo que tem sido o crescimento da área da retina, nos últimos anos. O aparecimento dos antiangiogénicos deu outra dimensão à nossa área e o congresso tem crescido a um ritmo muito acelerado”. É esta a visão do Dr. Nuno Gomes, oftalmologista no Hospital de Braga e coordenador do Grupo Português de Retina-Vítreo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

EURETINA 2020: Diagnóstico e tratamento da vasculopatia polipóide da coroideia
Prof.ª Doutora Ângela Carneiro
04 Out. 2020

A Prof.ª Doutora Ângela Carneiro, oftalmologista no Centro Hospitalar de São João e docente na Faculdade de Medicina da U. Porto, falou com a My Oftalmologia a propósito do Curso Instrutivo de Vasculopatia Polipóide da Coroideia, que integra o programa do Euretina, desde 2015, e do qual sempre fez parte, contando com outros especialistas portugueses, no painel. Atualizado a cada edição, tem como objetivo alertar para a importância da suspeição e do diagnóstico da doença, bem como partilhar chaves sobre o seu tratamento, permitindo identificar os doentes que devem continuar a fazer monoterapia anti-VEGF e aqueles que necessitam de combiná-la com terapia fotodinâmica. Assista ao vídeo.

Modernizar e defender a atividade do oftalmologista
Prof. Doutor Fernando Falcão Reis
20 Fev. 2020

Modernizar, incentivar a promoção da atividade científica e, acima de tudo, defender a atividade do oftalmologista. Palavras de ordem do Prof. Doutor Fernando Falcão Reis, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), perante os desafios atuais da sociedade científica e da especialidade em si. Como representante maior dos oftalmologistas, o médico revela, em entrevista, o projeto que, estando em fase de implementação, pretende “fazer frente aos vários problemas”. Assista ao vídeo da entrevista.

O papel da visão no diagnóstico de algumas doenças
Dr. João Lemos
14 Jan. 2020

A Neuro-oftalmologia é uma subespecialidade de fronteira entre a Neurologia e Oftalmologia, e que está vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que afetam a visão. "Incluem-se no campo de ação da Neuro-oftalmologia um número vasto de patologias”, quem o diz é o Dr. João Lemos, neurologista, que esclarece, em entrevista ao My Oftalmologia, a importância desta subespecialidade no diagnóstico de algumas patologias.

Apoio

Bayer

 

My Oftalmologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Bayer.