Atualidade

22 Out. 2020

Foi o tema aceite para comunicação oral na Miscellaneous FP Narration Session, apresentado pela oftalmologista do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, na Amadora, Dr.ª Joana Roque. O objetivo foi o de analisar um caso clínico de Neuroretinopatia macular aguda e rever da literatura sobre casos semelhantes.

05 Out. 2020

O Simpósio Bayer intitulado “Vision in focus: delivering optimized patient outcomes in DME in the real world” juntou especialistas em retina para partilha de experiências na orientação e otimização da gestão de doentes com doenças vasculares retinianas. O Prof. Doutor Jean-François Korobelnik e o Dr. Varun Chaudhary participaram no painel de discussão, cuja moderação esteve a cargo do Prof. Doutor Ian Pearce.

05 Out. 2020

No segundo dia do EURETINA 2020, a Bayer promoveu um simpósio dedicado à otimização de resultados em doentes com edema macular diabético. O evento, moderado pelo Prof. Doutor Ian Pearce, reuniu virtualmente os Prof. Doutores Jean-François Korobelnik, Francine Behar-Cohen e o Dr. Varun Chaudhary, para explorar a extensão de doses proativas, analisar os dados de vida real e o papel de aflibercept na patogénese e progressão da doença vascular retiniana de modo a “atingir e manter ganhos visuais significativos a longo prazo”.

05 Out. 2020

No âmbito da Miscellaneous FP Narration Sessions, o oftalmologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), Dr. Diogo Maleita, apresentou os resultados daquele que é “um dos primeiros estudos que analisa as camadas retinianas e ETDRS somente em crianças pré-termo sem retinopatia da prematuridade”. 

05 Out. 2020

“O tratamento com bomba infusora de Insulina tem um efeito protetor no desenvolvimento de retinopatia diabética”. Quem o afirmou foi o Dr. Tomás Loureiro, oftalmologista do Hospital Garcia de Orta, em Almada, durante a apresentação do trabalho sobre “The effect of insulin pump therapy in retinal vasculature in type 1 diabetic patients” no âmbito da sessão intitulada “Miscellaneous FP Narration”, que decorreu no dia 2 de outubro.

04 Out. 2020

Com o objetivo de explorar as mais recentes evidências científicas e de vida real no âmbito do tratamento de doentes com degenerescência macular da idade neovascular (DMIn), os doutores Michael Stewart, Nancy Holekamp e a Prof.ª Doutora Nicole Eter fizeram parte do painel de debate durante o Simpósio Bayer, onde partilharam a sua experiência de utilização do regime T&E com aflibercept na prática clínica diária. Ao Prof. Doutor Paolo Lanzetta coube a moderação do evento.

03 Out. 2020

O estudo apresentado pelo Dr. Mário Lima Fontes, do Centro Hospitalar Universitário de São João, no EURETINA 2020 Virtual, a 2 de outubro, visou investigar a evolução de lesões atróficas associadas a neovascularização coroideia (NVC) em doentes com miopia elevada (Oral Presentation #9228).

03 Out. 2020

 “Atualmente, 50% dos indivíduos jovens na Europa têm miopia, e estima-se que, em 2050, 10% da população mundial sofra de miopia elevada, com risco aumentado de perda de visão”, alertou a Prof.ª Doutora Caroline Klaver, do Erasmus Medical Center, Holanda, durante o EURETINA 2020 Virtual. A sua apresentação, intitulada “The myopia pandemic: The European response”, fez parte da sessão “The EURETINA Guidelines for the Management of Retinal Disease: The Next Steps”, que decorreu no dia 2 de outubro.

03 Out. 2020

Na sua intervenção no EURETINA 2020 Virtual, a Prof.ª Doutora Anat Loewenstein, do Tel Aviv Medical Center, Israel, partilhou os avanços mais recentes em imagiologia vítreo-retiniana intraoperatória, designadamente o heads-up 3D display e o head wearable device. A palestra intitulada “Heads-up surgery: More options than ever” integrou a sessão “The EURETINA Guidelines for the Management of Retinal Disease: The Next Steps”, que decorreu a 2 de outubro.

03 Out. 2020

Avaliar a eficácia a longo prazo das injeções intravítreas de anti-fator de crescimento endotelial vascular (anti-VEGF) no tratamento da neovascularização coroideia (NVC) associada a estrias angióides foi o objetivo do trabalho apresentado pela Dr.ª Sónia Costa, do Centro Hospitalar Universitário de São João, no EURETINA 2020 Virtual, a 2 de outubro (Oral Presentation #9207).

Apoio

Bayer

 

My Oftalmologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Bayer.