Atualidade
Um novo relatório divulgado pelo Health Cluster Portugal revela que 91% dos doentes submetidos a cirurgia de catarata afirmam ter registado melhorias significativas na qualidade de vida, especialmente na realização de atividades diárias. O estudo, integrado no projeto de Saúde Baseada no Valor, teve início em 2018 e envolve alguns dos principais hospitais públicos e privados do país.
Em Portugal, entre as doenças da retina mais prevalentes encontra-se a degenerescência macular da idade (DMI), uma doença crónica que estima-se que afete cerca de 355 mil pessoas, com cerca de 45 mil novos casos por ano, sendo a principal causa de perda de visão na população idosa. A par desta, também a retinopatia diabética é uma das doenças mais prevalentes, afetando cerca de uma em cada três pessoas com diabetes, sendo a principal causa de perda de visão na população adulta em idade ativa. Com um diagnóstico precoce difícil, um dos desafios no tratamento destas doenças, segundo Sandra Tenreiro, investigadora principal do Grupo de Investigação em Degeneração e Envelhecimento, da NOVA Medical School, passa pelo “desenvolvimento de tratamentos eficazes para as fases iniciais, de modo a evitar perda definitiva das funções visuais/visão”.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vai realizar até ao final do ano um programa de rastreio da retinopatia diabética com o objetivo de reduzir o risco de perda visual das pessoas com diabetes.
O Prémio António Champalimaud de Visão de 2024 distingue quatro neurocientistas estrangeiros com trabalho sobre o reconhecimento facial, de formas e cor, anunciou hoje a fundação que institui o galardão, no valor de um milhão de euros. Margaret Livingstone, Nancy Kanwisher e Doris Tsao (Estados Unidos) e Winrich Freiwald (Alemanha) são os vencedores da edição deste ano do "maior prémio na área da visão", indicou em comunicado a Fundação Champalimaud, salientando que a investigação feita pelos cientistas "permitiu avanços significativos no campo da neurociência visual".
Cerca de mil utentes do interior do país beneficiaram de operações gratuitas às cataratas no âmbito de protocolos estabelecidos, desde 2018, entre a Fundação Álvaro Carvalho (FAC) e nove câmaras municipais.
O projeto pioneiro da ULS Santa Maria (ULSSM) de rastreio de glaucoma através de um programa de inteligência artificial foi selecionado para abrir os trabalhos do Congresso Mundial dos Hospitais, que se realiza em setembro, no Rio de Janeiro. Essa honra caberá ao Serviço de Oftalmologia da ULSSM, liderado por Mun Faria, um dos três exemplos internacionais de inovação em Saúde selecionados por um júri de peritos da Universidade de Stanford (EUA) entre dezenas de candidaturas a nível mundial.
Um relatório divulgado identifica o colesterol e a perda de visão como fatores de risco de demência, que se forem atacados precocemente junto com outros fatores podem prevenir ou atrasar quase metade dos casos no mundo.
Os dados recentes do Barómetro da Oftalmologia, um inquérito realizado a nível global com a participação, nacional, de doentes e profissionais de saúde, divulga resultados importantes sobre a perceção e o conhecimento da degenerescência macular da idade (DMI).
O consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira, alertou o especialista Gerardo Gleason.
Estudo liderado pela Universidade de Coimbra (UC) indica um mecanismo que pode ajudar a explicar alguns dos fenómenos associados aos efeitos visuais dos psicadélicos. Em particular, foi encontrado um mecanismo de alteração da resolução da visão central e periférica, que explica vários fenómenos visuais como a visão em túnel (que implica a perda de visão periférica). Este é mais um passo para a compreensão dos efeitos de psicadélicos no ser humano, em particular os impactos no campo visual.