Atualidade
O projeto pioneiro da ULS Santa Maria (ULSSM) de rastreio de glaucoma através de um programa de inteligência artificial foi selecionado para abrir os trabalhos do Congresso Mundial dos Hospitais, que se realiza em setembro, no Rio de Janeiro. Essa honra caberá ao Serviço de Oftalmologia da ULSSM, liderado por Mun Faria, um dos três exemplos internacionais de inovação em Saúde selecionados por um júri de peritos da Universidade de Stanford (EUA) entre dezenas de candidaturas a nível mundial.
Um relatório divulgado identifica o colesterol e a perda de visão como fatores de risco de demência, que se forem atacados precocemente junto com outros fatores podem prevenir ou atrasar quase metade dos casos no mundo.
Os dados recentes do Barómetro da Oftalmologia, um inquérito realizado a nível global com a participação, nacional, de doentes e profissionais de saúde, divulga resultados importantes sobre a perceção e o conhecimento da degenerescência macular da idade (DMI).
O consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira, alertou o especialista Gerardo Gleason.
Estudo liderado pela Universidade de Coimbra (UC) indica um mecanismo que pode ajudar a explicar alguns dos fenómenos associados aos efeitos visuais dos psicadélicos. Em particular, foi encontrado um mecanismo de alteração da resolução da visão central e periférica, que explica vários fenómenos visuais como a visão em túnel (que implica a perda de visão periférica). Este é mais um passo para a compreensão dos efeitos de psicadélicos no ser humano, em particular os impactos no campo visual.
Com a chegada do verão, o aumento da intensidade da luz solar e dos raios ultravioleta (UV), os cuidados com a visão devem ser redobrados de forma a evitar lesões oculares. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) deixa, por isso, o alerta de que neste período os olhos ficam mais vulneráveis e expostos a certos agentes agressores, pelo que a prevenção de potenciais lesões oculares é fundamental.
O Serviço de Oftalmologia da Unidade de Saúde de Santa Maria (ULSSM) realizou neste mês de junho, pela primeira vez, uma cirurgia inovadora para tratamento do glaucoma – a micro-esclerostomia minimamente invasiva. A ULSSM passa assim a ser um dos poucos hospitais nacionais a disponibilizar esta técnica de ambulatório, executada em menos de dez minutos e sem necessidade de suturar o olho, com um pós-operatório rápido e confortável para o doente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disponibilizou no seu site a tradução para língua portuguesa do Manual de Implementação do Rastreio dos Cuidados para a Saúde da Visão, realizada pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria Entidade de Utilidade Pública (APLO).
Luís Abegão Pinto, especialista do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde de Santa Mariae professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi nomeado vice-presidente da European Glaucoma Society, entidade a que vai presidir a partir de 2026. O médico que coordena a Consulta de Glaucoma na ULS de Santa Maria passará assim a ser o primeiro português a liderar a principal sociedade europeia nesta área.
A atividade de ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Santo António dos Capuchos vai passar a ser realizada, a partir do segundo semestre do ano, no Instituto Gama Pinto, em Lisboa. A transição do serviço ocorre na sequência da integração do Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto na Unidade Local de Saúde São José, da qual também faz parte o Hospital dos Capuchos.