Atualidade
O Prémio Bial de Medicina Clínica 2024 distinguiu com Menção Honrosa o estudo "Degenerescência Macular da Idade - A Primeira Causa de Cegueira Irreversível em Portugal", da autoria dos investigadores José Paulo Andrade e Ângela Carneiro, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Unidade Local de Saúde de São João.
O Centro de Responsabilidade Integrado de Esclerose Múltipla (CRIEM) da ULS de São José inaugurou, no dia 31 de janeiro, uma nova consulta de MOGAD-NMO, dedicada ao acompanhamento especializado de doentes com neuromielite óptica e patologias associadas.
Passar mais uma hora por dia em frente a dispositivos eletrónicos pode aumentar em 21 % o risco de desenvolver miopia, de acordo com um estudo realizado por investigadores coreanos e publicado na Jama Network Open. A investigação, que analisou dados de 45 estudos anteriores envolvendo 335.524 crianças e adolescentes dos 2 aos 19 anos, destaca a crescente preocupação com o impacto do tempo de ecrã na saúde ocular.
A News Farma TV, numa estreita parceria com a Ordem dos Médicos (OM), lança este mês o programa “Palavra de Ordem”, uma rubrica mensal que será o espaço privilegiado para a comunicação de temas de interesse e de opiniões de diferentes especialistas que fazem parte dos vários órgãos da instituição.
A Bayer anunciou os resultados positivos do estudo global de fase III QUASAR, que avaliou a eficácia e segurança do aflibercept 8 mg no tratamento do edema macular associado à oclusão da veia retiniana (OVR). O ensaio clínico atingiu o seu objetivo primário à semana 36, demonstrando que o novo regime de tratamento, com administrações a cada oito semanas, proporciona ganhos de acuidade visual equivalentes aos do regime atual de quatro semanas.
Um estudo baseado na base de dados 'Dominioma Humano', que reúne meio milhão de mutações em 522 domínios de proteínas, permitiu avançar na compreensão das causas de diversas doenças hereditárias. A investigação foi conduzida por cientistas do Centro de Regulação Genómica (CRG), em Barcelona, e do Beijing Genomics Institute, na China.
Pedro Menéres tomou posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) a 5 de janeiro de 2025, assumindo a liderança da instituição para o biénio 2025-2026. O especialista sucede a Rita Flores e assume uma direção ao lado de João Figueira, vice-presidente da sociedade.
No dia 5 de janeiro de 2025, a sede da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), em Lisboa, recebeu a cerimónia de tomada de posse da nova direção, eleita para o biénio 2025/2026. Pedro Menéres assume agora a presidência da SPO, sucedendo a Rita Flores, que liderou a instituição nos últimos dois anos.
As mais recentes opções de tratamento da Bayer para adultos com degenerescência macular da idade neovascular (DMIn) e edema macular diabético (EMD) aflibercept 8mg em frasco e a seringa pré-cheia acabam de receber aprovação do INFARMED para comercialização em Portugal.
No âmbito da Reunião do Grupo Português de Retina e Vítreo, que se realizou em Tomar, a 25 e 26 de outubro, a Roche patrocinou um simpósio com a temática “Ang-2: The pieces of the puzzle are falling into place”. Através da apresentação de três casos clínicos, sob moderação de João Nascimento, coordenador médico do Instituto de Retina de Lisboa, e de Fernanda Vaz, coordenadora do Departamento de Retina da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, a assistência ficou a conhecer melhor o impacto do uso de um anticorpo monoclonal biespecífico aprovado para o tratamento de doentes adultos com degenerescência macular relacionada com a idade (DMI) neovascular e com insuficiência visual devida a edema macular diabético (EMD).